Imagem da dragagem do Porto de Santos.
No dia 14 de agosto, os graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Católica de Santos, fizeram uma visita técnica com a Professora Fernanda Britto ao Museu do Porto de Santos para conhecerem a exposição “Dragagem de Aprofundamento num Porto Sustentável”, coordenada por Ana Maria Marins.
O objetivo desta saída técnica e da exposição foi o de contribuir para a compreensão das adequações pelas quais o Porto de Santos passa com a obra de dragagem de aprofundamento no canal de acesso. Além disso conhecer os programas de monitoramento ambiental, que acompanham a obra e contribuem para estabelecer um equilíbrio entre as dimensões econômicas, ambientais e sociais do desenvolvimento que se deseja para a região e para o país.
A visita monitorada teve duração de aproximadamente duas horas e foi realizada no Complexo Cultural do Porto de Santos, localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, no Macuco.
No primeiro momento, os graduandos(as) foram recepcionados em um mini-auditório onde assistiram uma apresentação sobre a importância histórica e econômica do Porto de Santos, que durou, em média, 40 minutos. Além disso, também ocorreu uma explanação sobre a necessidade da realização das obras de dragagem nos portos em geral, onde foi ressaltado que a dragagem é necessária, pois garante a profundidade do canal, permitindo que os navios trafeguem sem riscos à segurança da navegação.
Em seguida, foram levados à exposição temática sobre a dragagem de aprofundamento e os seus programas de monitoramento ambiental, explorando os painéis e peças interativas especialmente desenvolvidas para facilitar a abordagem da historia do Porto de Santos e a relação com a cidade.
Os materiais utilizados ajudaram na compreensão sobre a necessidade de adequação do Porto às exigências dos tempos atuais, visando assegurar a sua viabilidade econômica, essencial para o desenvolvimento da região e do país.
Por último, foi feita uma avaliação da experiência pedagógica vivenciada pelos visitantes, com a manifestação dos participantes por meio oral ou registros com desenhos ou textos.
Para Valter Santos, a visita foi muita rica no conteúdo apresentado, afirmando, "Gostei muito, acho que a exposição poderia até ter durado mais, realmente estou muito satisfeito com este aprendizado".
Para Camila Lourenço, a visita foi muito interessante, afirmando, "Fiquei muito interessada sobre o que foi dito sobre as espécies marinhas e o impacto da dragagem sobre elas. Gostaria muito de poder ampliar este conhecimento, quem sabe em uma nova oportunidade na própria Universidade".
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer a sra. Alexandra Sofia Grota, atual superintendente da SPM da Codesp, o setor que cuida do Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Além dela, esteve presente a gerente do setor, sra. Márcia Jovito.
CONHECIMENTO TÉCNICO ADQUIRIDO
DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO
Executada para manter as profundidades do canal de navegação, bacias de evolução e berços de atracação, cuja lâmina d'água estiver sendo progressivamente reduzida, devido ao assoreamento. O projeto da dragagem de manutenção, para o Porto de Santos, tem cotas de: 14m da Barra até a Torre Grande e, 13m da Torre Grande até a Alamoa.
DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO
Tem por finalidade aprofundar o canal existente visando receber navios com maiores calados. O projeto da dragagem de aprofundamento, para o Porto de Santos, têm cotas de:
17m da Barra até a Torre Grande e,
16m da Torre Grande até a Alamoa.
Clique na imagem para ampliar.
MONITORAMENTO
A CODESP está monitorando na área do bota-fora oceânico:
A qualidade dos sedimentos;
Comunidades;
Comunidades dos costões rochosos;
Comunidades bentônicas;
Qualidade da água de fundo e da coluna d'água;
Bioacumulução no tecido de organismos;
Pluma de material dragado.
OBJETIVOS DO MONITORAMENTO AMBIENTAL DA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO
Detectar possíveis efeitos deletérios sobre a biota e os processos ecológicos do local de disposição;
Evidenciar tecnicamente que a disposição dos sedimentos dragados não causa efeito significativo à biota da área de descarte;
Subsidiar o gerenciamento ambiental das atividades de dragagem, a fim de minimizar eventuais danos ao meio ambiente.
VÍDEO DE REFERÊNCIA SOBRE A DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM À REDE GLOBO DE TELEVISÃO.
FOTOS GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS
MUSEU DO PORTO
Fotos e Coordenação da Visita Técnica: Professora Fernanda Britto - Gestão Ambiental Portuária II.
Colaboração: Valter Santos e Camila Lourenço - Graduandos de Gestão Ambiental.
Tópico elaborado por Marcelo Gil.
Link desta postagem
http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/09/graduandos-de-gestao-ambiental-da.html
http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/09/graduandos-de-gestao-ambiental-da.html
****************************************************************************************************************************
ORGULHO DE SER
****************************************************************************************************************************
VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR
NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.
CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.
****************************************************************************************************************************
CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :
ResponderExcluirwww.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com