Imagem meramente ilustrativa.
O trabalho do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido na Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/392, inclui palestras em escolas situadas na área de influência do empreendimento. Além dos estudantes, os professores também participam de eventos de formação, para que as questões ambientais possam ser abordadas de forma transversal nas escolas. “Nossa proposta é trazer um embasamento que possa ajudar os professores, cada um em sua disciplina, a trabalhar a Educação Ambiental e, consequentemente, despertar discussões sobre as questões ligadas ao meio ambiente”, explicou o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Cauê Canabarro.
No total, 18 escolas do Município devem receber atividades como essa até o final da obra, assim como outras 15 escolas de Pelotas, onde a duplicação deve começar na BR-116 (Contorno de Pelotas) até o final do ano. A formação planejada pelo programa é dividida em duas etapas, sendo que no primeiro encontro a gestão ambiental da BR-116/392 é apresentada como um todo, com explicações sobre o trabalho desenvolvido pelo Dnit para minimizar os impactos da obra ao meio ambiente. Na segunda etapa, as questões de Educação Ambiental são apresentadas de forma mais específica.
A atividade com os professores começou com uma dinâmica, na qual eles deveriam passar por uma ponte desenhada no chão, todos ao mesmo tempo, sem que ninguém caísse. “Desta forma, conseguimos mostrar a importância do trabalho em equipe e da integração”, explicou o agente de educação, Isaías Insaurriaga.
Com esta introdução a equipe deu início a apresentação da Gestão Ambiental da rodovia desde o processo de licenciamento, composto pela licença prévia, licença de instalação e licença de operação. “Atualmente a obra nos lotes 2 e 3 está em fase de instalação, na qual é desenvolvido o trabalho da gestão ambiental para minimizar os impactos negativos que possam ser causados à flora, fauna, qualidade da água e às comunidades que vivem próximas do empreendimento”, explicou Cauê.
Depois da apresentação dos cuidados com o meio ambiente, Isaías distribuiu um texto do escritor Érico Veríssimo, que se encaixa tanto no trabalho que vem sendo implementado pelo DNIT, na Gestão Ambiental de suas obras, quanto no dos professores, que influenciam diretamente na formação dos estudantes. “Trabalhar as questões relacionadas ao meio ambiente com professores é tentar multiplicar o nosso trabalho para cada vez mais estudantes e formar uma sociedade mais consciente sobre o seu papel na preservação da natureza, da qual todos dependemos”, finalizou Cauê.
Fonte : Jornal Agora.
Tópico elaborado por Marcelo Gil.
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