Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Projeto Cultivar do Tribunal de Justiça de São Paulo já levou 30 novas árvores à comarcas do Estado


Imagem meramente ilustrativa: Projeto Cultivar do TJSP

Tópico 1195

Em todas as solenidades das quais participa o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, tem manifestado sua preocupação com a difícil situação do Planeta, em razão dos desvarios cometidos por nós seres humanos. Nalini tem alertado a respeito dos danos causados e os reflexos dessas ações na vida das futuras gerações.

Uma das grandes preocupações do presidente está relacionada a um recurso natural essencial à sobrevivência do homem e que vem se tornando cada vez mais escasso: a água. É notório que grande parte do nosso País foi severamente atingida pela maior estiagem de que se tem notícia e que, se algo não for feito para tentar reverter esse ciclo danoso, em poucos anos a situação ficará insustentável.

Para amenizar esse quadro desfavorável e diante de estudos que imputam o desequilíbrio ambiental ao crescente desmatamento de florestas e matas brasileiras, aliado ao consumo excessivo de recursos hídricos, o TJSP lançou mão de iniciativas para conscientizar os mais de 45 mil servidores da Corte do problema e estimular o reflorestamento, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas.

Lançado durante a solenidade de comemoração do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro deste ano, uma dessas ações, o projeto CultivAR – que prevê o plantio de uma árvore nativa pelo presidente em todos os eventos do Judiciário realizados nas comarcas do Estado – tem alcançado bons resultados e recebido elogios por onde é implantado. Desde a primeira muda (um exemplar de pau-brasil, colocado na área externa do Palácio da Justiça) até 15/9, 30 delas já haviam sido plantadas em comarcas espalhadas pelo Estado.

Quaresmeiras, ipês, jabuticabeiras, cerejeiras e oitis estão entre as espécies semeadas em cidades como Suzano, São Carlos, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São Paulo. “Queremos incentivar todas as pessoas a replantarem e reporem as matas ciliares, colocando São Paulo em uma média racional de verde por habitante e, com isso, tentar devolver à natureza o que subtraímos dela”, afirma o presidente Renato Nalini, ao explicar o significado do projeto.

A expectativa da Presidência é que o projeto seja expandido e colocado em prática por todos os servidores do Estado, independentemente da visita de Renato Nalini, como aconteceu no Fórum de Sorocaba,em agosto passado, quando o desembargador Roque Antonio Mesquita deOliveira e o juiz diretor do prédio, Hugo Leandro Maranzano, plantaram uma muda de “Manacá-da-Serra” nos jardins do edifício.“É preciso reforçar na consciência das pessoas sensíveis a responsabilidade que cada um tem em relação à tutela da natureza. Nós estamos sendo inquilinos muito promíscuos, muito descuidados e irresponsáveis em relação a um patrimônio natural que não construímos, mas que sabemos destruir com muita facilidade”, ressalta o desembargador.

Até dezembro, Renato Nalini levará a iniciativa às demais comarcas que visitar com o objetivo de deixar o legado da consciência ambiental às gerações futuras. “Cada um tem que fazer sua parte e não ficar esperando que outros façam por nós. A crise hídrica é resultado dos nossos malfeitos e da nossa falta de cuidado e, por esse motivo, devemos fazer alguma coisa para economizar água e alertar a população que quem está correndo risco é a espécie humana, não é o Planeta. Nós, da família forense, temos que afagar a Terra, afinal, precisamos de ar e água limpa para continuar a viver”, orienta o presidente.


Veja também ;





Leia também;



Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo.


****************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;
                                                   
****************************************************************************************************************************

 ORGULHO DE SER GRADUADO NA



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.
****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados. Acesse:

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir