Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

STJ e Governo do Distrito Federal plantam mudas de espécies nativas do cerrado no Parque Bosque dos Tribunais


Imagem meramente ilustrativa

Tópico 1228

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, presidiu na manhã da terça-feira, dia15, a solenidade que concluiu a primeira etapa do projeto de revitalização do Parque Bosque dos Tribunais, criado pelo Decreto n. 30.720/2009 e iniciado em fevereiro deste ano.

O evento marcou o plantio de 1.500 mudas de diferentes plantas do cerrado, como angico, pequizeiro, aroeira, chichá, entre outras. O projeto é uma parceria do tribunal com o governo do Distrito Federal para a revitalização de uma área de 588 mil m2 próxima ao STJ, ao Tribunal Superior do Trabalho e ao Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro Falcão estava satisfeito em fazer parte da iniciativa. “Há cinco anos, tive o privilégio de participar dessa negociação com o governador da época. Conseguimos essa área, onde seria implantado o Bosque dos Tribunais, um pulmão verde dentro da cidade, com a preservação das árvores nativas que já estão aqui e o plantio de mais 1.500 mudas. Esta é uma obra extremamente importante para o Distrito Federal”, enfatizou.

O presidente destacou, ainda, que é extremamente importante a realização dessas ações no momento em foi realizada a Cúpula do Clima de Paris, em que países poluentes, como Estados Unidos, China e vários da Europa, firmaram um acordo para salvar o planeta. “Como disse o presidente Obama, esta vai ser a última geração capaz de possibilitar a preservação do meio ambiente”, alertou o ministro.

O projeto quer estimular o desenvolvimento da educação ambiental e o contato harmônico com a natureza. “É importantíssimo ressaltar a preocupação do tribunal com a recuperação dessa área, um dos valores estratégicos do STJ que é a sustentabilidade”, ressaltou a assessora de Gestão Socioambiental, Ketlin Feitosa.

Também estiveram presentes à cerimônia a vice-presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, e o diretor-geral, Miguel Augusto Fonseca, além de outras autoridades e servidores.


Qualidade de vida

Sobre a ação do STJ, o governador Rodrigo Rollemberg frisou a relevância da parceira para a estruturação do Parque Bosque dos Tribunais na capital federal. “Vamos transformar Brasília em uma cidade-modelo do ponto de vista da arborização. Com esta área, Brasília fica mais bonita, mais agradável, torna-se ponto de encontro para as pessoas, e, com isso, estamos ajudando a cidade e, consequentemente, o planeta”, celebrou.

Recém-chegada da conferência na capital francesa, que promoveu um pacto histórico entre 195 países para conter o aquecimento global, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que gosta de vir ao tribunal porque há sempre uma agenda de cooperação robusta na área de meio ambiente e também nas próprias decisões do tribunal em torno da proteção ambiental. A ministra afirmou, ainda, que essa iniciativa conservará a biodiversidade e promoverá mais qualidade de vida aos cidadãos.


Para o futuro

O presidente da Novacap, Hermes de Paula, garantiu que o parque será utilizado para a manutenção urbanística da área e falou de planos futuros: “Agora, vamos partir para uma segunda etapa, que é a construção da pista de caminhada, além da ampliação do estacionamento, que será feito em bloco intertravado para permitir maior infiltração das águas de chuva. Além disso, os troncos de eucaliptos serão substituídos por peças de concreto”, explicou de Paula.

Após a conclusão das obras, o local contará com cerca de duas mil vagas de estacionamento, proporcionará o adensamento da vegetação nativa com a recuperação da área degradada no entorno do STJ e realizará a instalação de trilhas para caminhadas e outros equipamentos públicos, além de criar um espaço privilegiado para o lazer e o esporte em contato com a natureza. “Até julho do ano que vem, o parque estará concluído para que as pessoas utilizem bem esse espaço”, finalizou o presidente da Novacap.


Veja também;





Leia também;





****************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;
                                                   
****************************************************************************************************************************

 ORGULHO DE SER GRADUADO NA



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.
****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados. Acesse:

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir