Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PROGRAMAS DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR AMBIENTE DA EPA !!!



                                               

Tradução completa do artigo: Air Quality Planning and Standards - The Ambient Air Monitoring Program.


Entre os anos 1900 e 1970, as emissões dos seis principais poluentes cresceram significativamente. Estes seis poluentes, também chamados de “poluentes legislados” (criteria pollu-tants), são: material particulado, dióxido de enxofre, monóxido de carbono dióxido de nitrogê-nio, ozônio e chumbo.

O Decreto do Ar Limpo (Clean Air Act – CAA) foi transformado em lei. O CAA e suas emendas fornecem a estrutura para que todas as organizações pertinentes pos-sam proteger a qualidade do ar. As principais responsabilidades da EPA sob o CAA, conforme emendado em 1990, compreendem:

• Estabelecer os Padrões Nacionais da Qualidade do Ar (National Air Quality Standards- NAAQS) para poluentes considerados perigosos para a saúde pública e o meio ambi-ente;

• Assegurar que os padrões da qualidade do ar sejam atendidos (em cooperação com os Estados) através dos padrões e estratégias nacionais visando a controlar os padrões de emissões por fontes;

• Assegurar que as fontes de poluentes atmosféricos tóxicos sejam bem controlados; 

• Monitorar a eficácia do programa;


Uma maneira de proteger e avaliar a qualidade do ar foi através do desenvolvimento de um Programa de Monitoramento do Ar Ambiente. As amostras da qualidade do ar são geral-mente coletadas com uma ou mais das seguintes finalidades:

• Julgar a conformidade e/ou progresso realizado visando ao atendimento aos padrões da qualidade d ar ambiente;

• Ativar procedimentos de controle de emergência a fim de impedir ou mitigar episódios de poluição do ar;

• Observar tendências da poluição por toda a região, inclusive áreas não urbanas;

• Fornecer base de dados para avaliação de pesquisa dos efeitos: urbanos, uso do solo e planejamento de transporte; desenvolvimento e avaliação de estratégias de abati-mento; e desenvolvimento e validação de modelos de difusão.


Tendo o uso final das amostras da qualidade do ar como primeira consideração, a rede deve ser projetada para satisfazer um dos quatro objetivos básicos de monitoramento:

1. Determinar as concentrações mais altas, que possam ocorrer na área coberta pela re-de;

2. Determinar as concentrações representativas nas áreas de alta densidade demográfi-ca;

3. Determinar o impacto dos níveis de poluição ambiental de fontes significativas ou cate-gorias de fontes; e

4. Determinar os níveis gerais de concentração de fundo.


Estes quatro objetivos indicam a natureza das amostras que a rede de monitoramento de-verá coletar e que devem ser representativas da área espacial sendo estudada.

O programa de monitoramento da qualidade do ar ambiente da EPA é executado por a-gências estaduais e locais e consiste em três categorias principais de estações de monitora-mento, Estações Estaduais e Locais de Monitoramento do Ar (State and Local Air Monitoring Stations - SLAMS), Estações Nacionais de Monitoramento da Qualidade do Ar (National Air Monitoring Stations – NAMS) e Estações de Monitoramento com Fins Especiais (Special Pur-pose Monitoring Stations – SPMS), que medem os poluentes legislados. Além destes, uma quarta categoria de estação de monitoramento, as Estações de Monitoramento de Avaliação Fotoquímica (Photochemical Assessment Monitoring Stations – PAMS), que medem precurso-res de ozônio (aproximadamente 60 hidrocarbonetos e carbonilas voláteis), passou a ser exigi-da pelas Emendas de 1990 ao Decreto do Ar Limpo.


Rede Estadual e Local de Monitoramento da Qualidade do Ar (SLAMS)

A SLAMS consiste em uma rede de ~ 4000 estações de monitoramento, cujos tamanho e distribuição são grandemente determinados pelas necessidades da agências estaduais e locais de monitoramento da qualidade do ar, visando a satisfazer as exigências de seus respectivos Planos de Implementação Estadual (State Implementation Plan – SIP).


Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (NAMS)

As NAMS (num total de 1.080 estações) se constituem num subconjunto da rede SLAMS com ênfase dada às áreas urbanas e multifontes. Na realidade, são estações chave dentro das S-LAMS, com ênfases nas áreas de concentrações máximas e de altas densidades demográfi-cas.


Estações de Monitoramento com Finalidades Especials (SPMS)

As Estações de Monitoramento com Finalidades Especiais (SPMS) permitem estudos especiais que as agências estaduais e locais necessitam em suporte a seus Planos de Implementação Estaduais (SIP) e outras atividades relacionadas com o ar. As SPMS não são permanentemen-te estabelecidas e podem ser facilmente ajustadas de modo a acomodar alterações nas neces-sidades e prioridades. As SPMS são utilizadas para suplementar as redes fixas de monitora-mento à medida que as circunstancias requeiram e os recursos permitam. Se os dados das SPMS forem utilizados com fim de SIP, eles devem satisfazer as exigências de GQ e metodo-logias para o monitoramento das SLAMS.


Estações de Monitoramento de Avaliação Fotoquímica (PAMS)

A rede PAMS é exigida em cada área de não atingimento de ozônio, considerado como sério, severo ou extremo. As redes exigidas terão de dois a cinco sítios, dependendo da população da área. Haverá um período de adição de um sítio por ano a partir de 1994. A rede PAMS final pode ultrapassar 90 sítios no fim do período de 5 anos de adição.


ORIGINAL - US EPA: AIR QUALITY PLANNING AND STANDARTS - THE AMBIENT AIR MONITORING PROGRAM


Fonte : EPA - United States Environmental Protection Agency.

Matéria indicada pela Professor Me. José Maurício La Fuente (Gestão Ambiental Industrial).

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

              http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/12/programas-de-monitoramento-da-qualidade.html 


****************************************************************************************************************************

                                                                ORGULHO DE SER 



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário