Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROTOCOLO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REDUÇÃO DE GASES NOCIVOS À CAMADA DE OZÔNIO COMPLETA 25 ANOS E 98% DA META !!!



                                                        Imagem meramente ilustrativa.


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou os esforços da comunidade internacional em proteger a atmosfera, observando que com a eliminação global de 98% dos gases que destroem a camada de ozônio, a esfera gasosa que protege a Terra dos raios solares, agora está em um bom caminho para se recuperar ao longo das próximas cinco décadas.

A ONU celebrou no domingo (16) o Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio e também os 25 anos do Protocolo de Montreal, que traçou metas para reduções de gases nocivos à camada de ozônio na atmosfera.

“O Protocolo não é meramente um sucesso em atingir seus objetivos imediatos, ele oferece lições e inspiração importantes para enfrentar outros desafios globais e transformá-los em oportunidades de progresso comum”, disse Ban em sua mensagem sobre o Dia.

O Secretário-Geral, no entanto, lembrou que os desafios propostos pelo Protocolo ainda não acabaram. “Os governos devem manter seu compromisso para terminar o trabalho e evitar problemas adicionais. O uso de hidrofluorcarbonetos [HFCs] – substâncias químicas “amigas” do ozono mas que também são poderosos gases de efeito estufa –está crescendo rapidamente para substituir substâncias destruidoras de ozônio”.


AVANÇO NO BRASIL

No Brasil, o Dia foi lembrando em uma cerimônia na sexta-feira, dia 14, em Brasilia, da qual participaram a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o Representante Residente dodo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek, entre outras autoridades.

“Dentro deste acordo global, o Brasil tem se mostrado moderno. O país agora tem condições de criar novas tecnologias e estar à frente nessa parceria”, disse o Representante.

Na atividade foram apresentadas ações e resultados de projetos implementados através do Protocolo de Montreal no Brasil e feita a entrega de certificados às empresas beneficiadas pelo Projeto de Refrigeração Comercial do PNUD. ”Para enfrentar o problema da mudança climática, todos os setores da sociedade devem participar e dar a sua contribuição”, acrescentou Chediek.


Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoiou redução no consumo de 10 mil toneladas de gases altamente nocivos ;

O país concluiu a eliminação dos CFCs (clorofluorcarbonos) – gases de alto poder de destruição da camada de ozônio – em janeiro de 2007, três anos antes do previsto. Nos últimos 15 anos, o trabalho desenvolvido pelo PNUD e pelo governo brasileiro, com recursos do Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal, conseguiu suspender o consumo anual de 10 mil toneladas de CFCs, evitando o equivalente à emissão de 50 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Para a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o Protocolo de Montreal é resultado de um trabalho de cooperação e obteve sucesso porque envolveu a sociedade e o setor produtivo. “Agora o comerciante pode ter orgulho de dizer que participou da causa e afirmar que o seu produto é sustentável”, afirmou a Ministra durante o evento. ”Obtivemos sucesso e agora o desafio é implementar o legado da Rio+20″, concluiu.


Fonte : Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

  http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/09/protocolo-da-organizacao-das-nacoes.html


****************************************************************************************************************************

                                                                    UNISANTOS




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir