Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Consulta global do PNUMA reunirá sugestões para a construção de um sistema financeiro sustentável





O sistema financeiro global movimenta atualmente cerca de US$ 225 trilhões por ano, porém só uma pequena parcela desta quantia é usada para fomentar a transição para uma economia verde e inclusiva. O que pode ser feito para mudar esse quadro? Como governos, empresas e líderes globais poderiam contribuir para a construção de sistema financeiro mais sustentável?

Em busca de respostas para estas e outras perguntas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou, durante o Fórum Econômico de Davos, a Consulta sobre a Elaboração de um Sistema Financeiro Sustentável.

A iniciativa global vai reunir colaborações de especialistas no setor de finanças sobre como a transição para uma economia de baixo carbono pode ser acelerada pelo mercado financeiro mundial. O levantamento será realizado ao longo de 2014 e do primeiro semestre de 2015.

Como parte do processo, o codiretor da Consulta, Nick Robins, e o diretor da Iniciativa Financeira do PNUMA (UNEP FI), Charles Anderson, estarão no Brasil, de 11 a 15 de agosto, para coletar contribuições de empresas públicas e privadas, governo e outras organizações.

A visita é promovida em uma parceria do PNUMA com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A programação inclui o seminário O Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a Economia Verde, que será aperto ao público. O evento será realizado em São Paulo, no dia 13 de agosto.

O PNUMA entende que o mercado financeiro é um agente essencial na transição para uma economia de baixo carbono. A Consulta auxiliará no engajamento de grandes representantes desse setor e potencializará ações já desenvolvidas, além de criar um cenário propício à inovação”, afirma a Representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.

Resumo de alto nível e seminário

Para dar bases a quem quiser contribuir com a Consulta, seus diretores disponibilizaram o resumo de alto nível Alinhamento do Sistema Financeiro ao Desenvolvimento Sustentável. O texto reúne os argumentos da iniciativa, ressalta inovações emergentes e o oferece um conjunto de perguntas e temas para orientar contribuições e feedbacks.




No seminário O Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a Economia Verde serão apresentados três estudos encomendados pela Febraban ao Centros de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. São eles: Estágio Atual do SNF na Economia Verde, Impactos de Políticas Públicas de Cunho Socioambiental no SNF e Visão Estratégica e Propostas para Biodiversidade, Energias Renováveis e Agronegócios.

O evento acontece em 13 de agosto, às 8h30, em São Paulo, no Renaissance São Paulo Hotel – Alameda Santos, 2233, Cerqueira Cesar.




Mais informações sobre a Consulta

Há um consenso crescente de que o sistema financeiro global deve ser não apenas sólido e estável, mas também sustentável para favorecer a transição para a economia verde e inclusiva. A Consulta sobre a Elaboração de um Sistema Financeiro Sustentável tem o objetivo de engajar, informar e aconselhar gestores públicos e especialistas no mercado financeiro preocupados com a saúde do sistema financeiro e seu potencial em modelar o futuro da economia.

A Consulta mapeia melhores práticas e reúne ideias e métodos que podem oferecer novos caminhos para o desenvolvimento de um sistema financeiro sustentável. O processo tem a participação de analistas e especialistas em finanças globais, e contribuirá para outras iniciativas do Sistema ONU e de outras organizações.

O levantamento dá continuidade à Iniciativa de Economia Verde do PNUMA e a duas décadas de trabalho de duas décadas da Iniciativa Financeira do PNUMA. A Consulta é dirigida por um Conselho Consultivo de alto nível.

Serão desenvolvidas três linhas de trabalho dedicadas à experiência nacional, aos aspectos transversais do sistema financeiro e a um marco de cenários, princípios e métodos de avaliação. Isso será realizado por meio de atividades em diversos países, reuniões com especialistas e de desenvolvimento de pesquisas e publicações.

A Consulta entregará um conjunto de sugestões para o avanço das políticas públicas nacionais e internacionais, bem como marcos regulatórios e as práticas de mercado, que apoiarão o desenvolvimento de um sistema financeiro sustentável.


Veja também ;




Fonte: Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambienta - PNUMA.

Tópico elaborado pelo Gestor Ambiental Marcelo GiL.


****************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;
                                                   
****************************************************************************************************************************

 ORGULHO DE SER GRADUADO NA



HISTÓRIA DA UNISANTOS

                                


****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.
****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário