Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS APRESENTA OS ÍNDICES DE GESTÃO AMBIENTAL ÁS AUTORIDADES PORTUÁRIAS !!!



                                                        Imagem meramente ilustrativa.


Técnicos da Gerência de Meio Ambiente da ANTAQ (GMA) apresentaram neste mês de fevereiro, na sede da Agência, em Brasília, o Índice de Qualidade Ambiental dos Portos Organizados aos dirigentes das administrações portuárias.

A reunião serviu para que os representantes dos portos públicos tirassem suas dúvidas e fizessem sugestões para o aprimoramento do novo indicador da autarquia. O diretor da ANTAQ, Pedro Brito, salientou que a meta é que todos os portos atinjam a nota máxima do índice, que deverá ser medido semestralmente. “Nos casos em que o porto estiver fraco numa ou noutra exigência, nós enviaremos as orientações para que esses pontos fracos possam ser corrigidos”, explicou.

A ideia, segundo o diretor da Agência, é divulgar o índice para a sociedade e para o mercado, para que ele seja um parâmetro para as decisões de negócios portuários e um padrão para a fiscalização da Agência. 

Para Brito, a Gestão Ambiental deve ser vista pelo dirigente portuário como tão importante quanto a gestão operacional.

O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, também saudou o novo indicador: “Cada vez mais, a Gestão Ambiental está se tornando essencial aos negócios portuários. Portos como Amsterdã e Hamburgo só estão entre os mais eficientes do mundo, porque também levam em grande conta a questão ambiental. Nós devemos fazer o mesmo no Brasil”, afirmou.


ÍNDICE DE QUALIDADE

O índice de qualidade ambiental da ANTAQ foi desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes – CEFTRU, da Universidade de Brasília (UnB), e já foi testado em 29 portos. Na avaliação realizada no ano passado, Itajaí, Pecém e Imbituba foram os portos que atenderam ao maior número de conformidades (exigências) ambientais.

O índice da ANTAQ é composto de quatro categorias de indicadores (econômico-operacional, sociológico-cultural, físico-químico e biológico-ecológico), que têm por objetivo avaliar a governança ambiental, a gestão das operações portuárias, a educação e a saúde pública, o consumo de água, a qualidade do ar e o ruído e a biodiversidade (monitoramento da flora e da fauna na área do porto e entorno), entre outros. 

Cada um desses indicadores globais terá um peso na avaliação: o econômico-operacional representará 59% do total; o físico-químico, 22%; o sociológico-cultural, 14%; e o biológico-ecológico, 5%.

Segundo o gerente da GMA, Marcos Maia Porto, a gestão ambiental é um desafio para as organizações portuárias, e a formulação de um índice de referência na área significa um avanço no campo da regulação, permitindo ao administrador portuário melhorar sua gestão e à sociedade conhecer, de forma simples e efetiva, o estado da arte da qualidade ambiental nos portos.

Fonte : Agência Nacional de Transportes Aquaviários ( ANTAQ ).


VÍDEO INSTITUCIONAL DA UNISANTOS : PORTOS



CRÉDITOS DO VÍDEO A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.

***********************************************************************************************************************

                                                           UNISANTOS NA RIO +20




***********************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

***********************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir