Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MOMENTO AMBIENTAL : CONSTRUÇÃO DO ESCRITÓRIO VERDE DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DO PARANÁ !!!



                                               Imagem de divulgação do Escritório Verde.


O Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná é uma das ações da Agenda 21 da universidade.

A obra seguiu todos os requisitos de uma construção sustentável e se tornará um espaço onde o público poderá conhecer a ecoeficiência de produtos e tecnologias utilizadas em construções.

A construção sustentável foi concebida em parceria com mais de 60 empresas.

O projeto proporcionou um ambiente de aprendizado para os alunos da primeira empresa junior multidisciplinar na universidade, a Econsultoria, que será sediada no Escritório Verde.

O Escritório Verde também será a sede do “Regional Center of Expertise on Education for Sustainable Development” (CRIE_Curitiba), centro associado a Universidade das Nações Unidas (UNU), compondo uma rede de mais de 100 centros responsáveis pela formação de professores na área de educação para o desenvolvimento sustentável.

Além disso, o Escritório Verde tem como proposta ser um “laboratório vivo” que estará sendo avaliado por alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) quanto a ecoeficiência dos produtos e das tecnologias empregadas em sua construção. Visitas técnicas poderão ser realizadas a partir de março de 2012, com agendamento prévio.

O Professor Dr. Eloy Fassi Casagrande Jr. idealizou o projeto Escritório Verde e explica que está será a primeira edificação energeticamente autônoma do Paraná com cerca de 3000Watts de energia solar e 500 Watts de energia eólica, permitindo alimentar uma bicicleta elétrica a célula de hidrogênia e uma carro elétrico.

O EV está localizado em frente a sede central do Câmpus Curitiba da UTFPR, na Av. Silva Jardim, 807.

A Eliane colaborou a construção de escritório modelo e doou o Ecostone, o primeiro porcelanato ecológico produzido no Brasil com certificação BRTUV, que foi assentado nos sanitários e em algumas áreas abertas.

Fonte : Site Oficial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. ( www.utfpr.edu.br ).

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


VÍDEO DE REFERÊNCIA



CRÉDITOS DO VÍDEO AO CENTRO DE PRODUÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL.

Cuidar do meio ambiente é hoje uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do planeta. Uma preocupação que ganha novos contornos e exige providências sérias e rápidas. É neste contexto que o Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


************************************************************************************************************************

                                                               UNISANTOS NA RIO +20




************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário