Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de julho de 2012

FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO ( FBN ) !!!



                                                      Imagem meramente ilustrativa.


Como a fotossíntese – processo realizado pelas plantas para a produção da energia necessária para a sua sobrevivência –, a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é considerada um dos processos biológicos mais importantes. Esse é um processo no qual alguns gêneros de bactérias captam o nitrogênio presente no ar, tornando-o assimilável pelos vegetais. Trata-se de uma verdadeira fábrica biológica, capaz de suprir as necessidades das plantas. Dessa forma, a adubação nitrogenada pode ser substituída parcial ou totalmente. 

Bactérias conhecidas como rizóbios, que estabelecem simbiose com raízes de leguminosas, são as mais utilizadas pelas pesquisas sobre o tema. Existe uma fina sintonia entre cada planta hospedeira e o rizóbio específico, com formação de estruturas típicas das raízes – os nódulos–, onde as bactérias ficam alojadas e realizam o processo de captura e fixação do nitrogênio atmosférico.

A pesquisa agropecuária brasileira já identificou dezenas dessas bactérias, capazes de fornecer nitrogênio a plantas como a soja, o feijoeiro, a alfafa, o amendoim forrageiro, a algaroba, entre outras. Mas o exemplo de maior impactoeconômico para o País é o da soja. Pode-se afirmar que o sucesso dessa cultura no Brasil está relacionado ao processo de fixação biológica, capaz de fornecer todo o nitrogênio necessário, mesmo para variedades de alto rendimento. A tecnologia é hoje adotada em todas as áreas cultivadas com a soja no Brasil, cerca de 24 milhões de hectares, e sua utilização resulta em uma economia anual em torno de 7 bilhões de dólares.

Outro exemplo importante da utilização da tecnologia é nas lavouras de feijão. A inoculação com bactérias selecionadas pela pesquisa tem resultado em rendimentos com o dobro da média nacional, o que pode gerar uma economia anual de 500 milhões de dólares.

A tecnologia também já está disponível para gramíneas como o milho, o trigo e o arroz e está em fase de testes com a cana-de-açúcar e a braquiária.


ALIMENTO PARA PLANTAS E GANHOS PARA O MEIO AMBIENTE 

Além de fornecer alimento à planta, a Fixação Biológica de Nitrogênio traz ganhos ambientais pela menor poluição de lagos, rios e lençóis freáticos por nitrato. Deve-se destacar também o seu papel relevante na redução da emissão de gases de efeito estufa relacionados à fabricação e uso de adubos químicos.

Nas etapas de produção e transporte de adubos nitrogenados, as emissões de gases de efeito estufa decorrentes do consumo de energia fóssil representam entre 40% e 50% das emissões totais pelo uso de fertilizantes nas lavouras. Em média, o uso de 1 kg de fertilizante nitrogenado emite o equivalente a 10 kg de CO2.

A FBN também facilita o sequestro de carbono em situações específicas. Estudos indicam que a fixação de 90 milhões de toneladas de nitrogênio equivale ao sequestro de quase 1 bilhão de toneladas de carbono por ano.

Por tudo isso, a Fixação Biológica de Nitrogênio é uma das tecnologias agrícolas contempladas pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Entre as metas do Programa ABC, está a de incrementar a FBN na produção de 5,5 milhões de hectares e reduzir a emissão de 10 milhões de toneladas de CO2 equivalente* até 2020.


(*) CO2 equivalente – As emissões de gases do efeito estufa (GEEs) são expressas em toneladas de CO2 equivalente (tCO2e), a medida padronizada pela ONU para quantificar as emissões globais, usando como parâmetro o CO2. Os seis gases considerados causadores do efeito estufa possuem potenciais de poluição diferentes. O cálculo do CO2 leva em conta essa diferença e é resultado da multiplicação das emissões de um determinado GEE pelo seu potencial de aquecimento global. Alimento para plantas e ganhos para o meio ambiente Fixação Biológica.


VÍDEO DE REFERÊNCIA



CRÉDITOS DO VÍDEO AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO.


Fonte : Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

     http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/07/fixacao-biologica-de-nitrogenio-fbn.html


****************************************************************************************************************************

                                                                    UNISANTOS




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir