Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE RIO DAS OSTRAS APOIA PROJETO INOVADOR DE HORTA ORGÂNICA EM ESCOLA !!!


                                                   
                                                       Imagem meramente ilustrativa.


O Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e Secretaria de Educação, está apoiando um projeto inovador do Colégio Estadual Cinamomo. Cerca de 50 alunos estão aprendendo a reutilizar o lixo orgânico (aqueles que vêm do próprio alimento como cascas de legumes) produzindo adubo orgânico para plantar verduras, temperos e plantas.

Tudo começou quando a professora de biologia do colégio, Patrícia Mesquita, começou a desenvolver o projeto “Consumo Consciente”. O objetivo era abrir uma discussão entre os alunos com temas emergentes como, por exemplo, a economia de água, energia elétrica e o reaproveitamento do lixo. O debate gerou nos adolescentes a vontade de colocar em prática o que aprenderam com os temas sugeridos pela educadora.

Cerca de 350 mudas são plantadas pelos jovens com o adubo orgânico. O instrutor do Núcleo de Educação Ambiental Leandro Lima, ensina aos alunos a fazerem a compostagem, ou seja, transformar o que seria lixo em fortificante para a plantação de outros alimentos.

“O mais importante é fazê-los entender que o adubo utilizado vem da casca de cebola, cascas de legumes, pedaço de galhos, entre outros. Desta forma, os alimentos não recebem nenhum tipo de produtos químicos que atingem diretamente a saúde”, conta Leandro.

Entre as verduras e temperos são plantados alface, cebolinha verde, salsa e outros que serão utilizados na merenda produzida na escola. A jardinagem também está presente. Patrícia conta que o objetivo é, também, deixar o ambiente escolar mais bonito.

“Como é bom chegar a um local e encontrá-lo mais bonito e aconchegante. Desta forma, utilizamos o projeto para motivar a garotada a deixar o ambiente mais agradável. Por isso, estimulamos o plantio de flores e a pratica da jardinagem”, explica Patrícia.

Duas turmas do terceiro ano estão comprometidas com o projeto. Entre os alunos está Monique Vale, de 17 anos, que conta que a educação ambiental entrou num ótimo momento de sua vida e que a tem motivado contribuir cada dia a mais com a preservação ambiental.

“Ainda não escolhi minha profissão, não sei se atuarei na área ambiental. Mas o projeto do cultivo da horta orgânica aqui na escola me impulsiona a levar esta prática em todas as áreas da minha vida, seja em casa, no trabalho ou na faculdade”, conta a aluna.

Para Adilson Alves, de 17 anos, aluno e participante do projeto, colocar a mão na terra e conhecer novos processos de plantio saudável o motivou a focar sua atenção nos estudos. “Agora fico menos tempo na internet e me dedico mais à pesquisas. Estou me interessando sobre o consumo sustentável e já pratico atividades que contribuem para a preservação de nosso planeta”, conta.

Segundo uma das diretoras adjuntas, Rosângela Campanati, a participação do Núcleo de Educação Ambiental da prefeitura de Rio das Ostras foi fundamental para que o projeto fosse adiante. “Reconheço a competência da professora Patrícia que deu início ao projeto e buscou a ajuda do Núcleo. Percebo que as instruções não se baseiam apenas em plantar. É, também, o cuidado com a terra e o carinho que se dedicam a esta atividade”, relata.


O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Com sede no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, o núcleo tem como objetivo promover a preservação ambiental utilizando métodos educativos. Ele é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pesca e Secretaria de Educação. Uma de suas atividades mais conhecidas é a exposição “Natureza e Arte”, no próprio Parque.


Fonte : Prefeitura Municipal de Rio das Ostras - Rio de Janeiro.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

    http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/08/nucleo-de-educacao-ambiental-da.html


****************************************************************************************************************************

                                                                    UNISANTOS




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário