Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PNUMA DIVULGA OS GANHADORES DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012 !!!



                                                       

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente anunciou ontem, dia 02, os vencedores do Desafio do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês) de 2012, nomeando cinco projetos emocionantes e inovadores que ajudaram a aumentar a conscientização ambiental no mundo todo.

Para o WED desse ano - o dia mais importante do ano para ações positivas para o meio ambiente - pessoas do mundo todo foram desafiadas a se comprometerem com uma atividade ambiental para concorrerem a um carro de consumo eficiente de combustível da KIA.

Embaixadores da boa vontade do PNUMA - a super modelo e ativista Gisele Bündchen, os atores hollywoodianos Don Cheadle e Ian Somerhalder e a atriz e ativista chinesa Li Bingbing - gravaram vídeos incentivando todos a registrarem seus projetos.

"Hoje, nós celebramos cinco projetos inspiradores, submetidos para o Desafio do WED 2012, que iluminam o caminho da transição para a Economia Verde", disse o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

"As maneiras mais ambientalmente corretas de viajar são de trem, ônibus, carona solidária ou a pé, mas, em alguns países, para que um projeto de cunho ambiental aconteça, pode ser necessário o uso de um veículo particular. Nesse caso, ele deve ter um consumo eficiente de combustível", acrescentou. "É por isso que nós estamos premiando estes projetos com esse tipo de veículo, pois a maioria deles são executados em nações em desenvolvimento com redes de transporte público subdesenvolvidas".

A resposta a esse desafio foi muito grande e, após muita deliberação, o PNUMA tem a honra de anunciar os seguintes vencedores de uma série de atividades inspiradoras:


Fundación Ecoprogreso - Cartagena, Colômbia

Categoria: Impacto - Atividade do WED que resultou em transformação substantiva e efetiva.

Para proteger o mangue que cerca a cidade de Cartagena, este grupo organizou eventos como um rally, para estudantes do Colégio Manzanillo del Mar em uma das comunidades que vivem próximas a essa área. As atividades do WED tinham como objetivo aumentar a percepção da importância do ecossistema do manguezal para o economia verde local, especialmente para o ecoturismo e a pesca sustentável.


Centro Internacional Maji Mazuri - Nairóbi, Quênia

Categoria: Impacto - Atividade do WED que resultou em transformação substantiva e efetiva.

Maji Mazuri ("Água Boa", em swahíli) executa uma iniciativa chamada Heróis Verdes, na qual jovens dedicados e motivados focam na organização e melhoria da gestão de resíduos em um assentamento informal chamado Mathare, em Nairóbi. Eles investem seus esforços na sensibilização e educação da comunidade através de eventos regulares de limpeza do lixo e outras atividades. No WED, o grupo organizou um dia de limpeza comunitária, uma discussão sobre a Economia Verde e um jogo de futebol que animou mais de 2.000 pessoas.


Conselho de Meio Ambiente de Sunshine Coast - Sunshine Coast, Austrália

Categoria: Pessoas - Mobilização do maior número de participantes em uma atividade do WED

O Festival de Sunshine Coast do Dia Mundial do Meio Ambiente é um festival anual realizado para comemorar o WED, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as questões ambientais e da flora e fauna únicas da região de Sunshine Coast, e promover a adoção de estilos de vida ​​e tecnologias sustentáveis. O festival é organizado pelo Conselho de Meio Ambiente de Sunshine Coast (SCEC), pelo Conselho de Sunshine Coast e pela Universidade de Sunshine Coast. Realizado pela primeira vez em 1980, o festival é um dos eventos mais antigos em Sunshine Coast e se transformou em um dos maiores eventos anuais da região, atraindo mais de 7.000 visitantes por ano.


Shidhulai Swanirvar Sangstha - Daca, Bangladesh

Categoria: Tema - Atividade que melhor traduziu o tema do WED 2012 "Economia Verde: Ela te inclui?"

Shidhulai Swanirvar Sangstha, uma organização sem fins lucrativos, comemorou o WED através de um rally de barcos movidos a energia solar, um concurso de desenho em escolas flutuantes, uma competição de redação em bibliotecas flutuantes, uma exposição em um barco de dois níveis e espetáculos noturnos de barcos de treinamento sob o tema, "A Economia Verde em um Clima sob Mudança- a Esperança Flutua". O rally de barco -- uma exposição de barcos artesanais, energia solar e do tema do WED - foi organizada sobre o tema "O Futuro Flutuante". Mais de 15.000 pessoas participaram das várias exposições e atividades.


Hand in Hand India - Chennai(Madras), Índia

Categoria: Criatividade - Atividade mais inovadora, inédita e divertida do WED.

Hand in Hand Índia é uma organização de desenvolvimento que trabalha para diminuir a pobreza por meio da criação de empresas e de uma abordagem integrada única de desenvolvimento da comunidade. As principais intervenções ambientais incluem a gestão de resíduos sólidos, o manejo de recursos naturais e a defesa ambiental. Para o WED, a Hand in Hand reuniu cerca de 570 voluntários para criar um tapete Rangoli colorido baseado em temas ambientais. Rangoli é uma arte indiana desenhada à mão que adorna os pátios de muitas casas. Esta forma de arte tradicional é considerada auspiciosa e é um evento que sempre chama a atenção durante os festivais. Os 930m² do tapete Rangoli retrataram dez temas ambientais e teve como objetivo incentivar e criar a consciência ambiental.


Fonte : Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

   http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/08/pnuma-divulga-os-ganhadores-do-dia.html


****************************************************************************************************************************

                                                                    UNISANTOS




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário