Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de junho de 2012

NAÇÕES UNIDAS E SEGURADORAS MUNDIAIS LANÇAM PRINCÍPIOS GLOBAIS DE SEGURO NA RIO +20 PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL !!!





Cerca de 30 grandes empresas do setor de seguros, representando mais de US$ 3,5 trilhões em ativos e perto de 10% do volume mundial bruto de prêmios, aderiram a um processo apoiado pela ONU para promover um conjunto de Princípios para o Seguro Global destinado a tornar o setor mais verde e fornecer ferramentas de seguro para a gestão de riscos em apoio à sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Os Princípios fornecem uma abordagem holística para a gestão de uma ampla gama de riscos globais e emergentes no negócio de seguros, desde mudanças climáticas e desastres naturais até escassez de água, insegurança alimentar e pandemias.

Eles representam a primeira estrutura global de sustentabilidade voltada para o setor de seguros que leva em consideração o valor econômico fundamental do capital natural, do capital social e da boa governança.

Os Princípios destinam-se também a posicionar o setor de seguros como um impulsionador da economia verde e do desenvolvimento sustentável.

Os signatários divulgarão voluntariamente o progresso anual da implementação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros.

Os Princípios são resultado de um processo global de seis anos de elaboração conduzido pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI, na sigla em inglês), iniciativa estratégica envolvendo o PNUMA e instituições financeiras do mundo todo.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, elogiaram os Princípios como uma iniciativa histórica e uma grande contribuição aos objetivos da Conferência Rio+20, que busca fazer avançar a boa governança e o desenvolvimento ambiental, social e econômico. A economia verde no contexto da redução da pobreza e do desenvolvimento sustentável é um dos grandes temas da Rio+20.

Ban Ki-moon disse: "Há anos, as seguradoras estão na linha de frente do mundo corporativo alertando a sociedade sobre os riscos das mudanças climáticas e, mais recentemente, de ameaças como a perda da diversidade biológica e as pressões do crescimento nas florestas, nos mananciais de água doce e em outros ecossistemas essenciais. As seguradoras estão também cada vez mais reconhecendo a necessidade de desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de um mundo de rápidas mudanças, entre elas o seguro inclusivo para comunidades de baixa renda, pessoas com HIV/Aids ou deficiências ou populações envelhecendo".

"Os Princípios para Sustentabilidade em Seguros fornecem diretrizes globais para elaborar e ampliar soluções inovadoras de gestão de riscos e seguros que precisamos para promover energia renovável, água limpa, segurança alimentar, cidades sustentáveis e comunidades resistentes a desastres. As Nações Unidas esperam trabalhar com todos os setores da sociedade para a adoção global dessa importante nova iniciativa ao formularmos o futuro que desejamos", enfatizou o secretário-geral da ONU.

Os Princípios foram divulgados pela ONU e por líderes do setor de seguros em um grande evento global do qual participaram centenas de CEOs e altos executivos. O evento foi copatrocinado pela Sociedade Internacional de Seguros e pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

Achim Steiner declarou: "Nos últimos seis anos, a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente vem explorando a possibilidade de criar princípios de sustentabilidade para o setor global de seguros que podem catalisar e amplificar mudanças transformacionais. Princípios adaptados às necessidades e aspirações do setor de seguros e dos clientes e cidadãos que atende".

"Sete bilhões de pessoas, chegando a mais de nove bilhões em 2050, não vão ficar parados e aguardar pelo futuro que desejam. Precisamos tornar nossas economias mais verdes, construir comunidades resilientes, apresentar resultados sociais mais abrangentes e conservar melhor nossas florestas, mananciais de água doce e outros ecossistemas cruciais. Os Princípios para Sustentabilidade em Seguros são a base sobre a qual o setor de seguros e a sociedade como um todo podem construir uma relação mais forte - que coloque a sustentabilidade no centro da gestão de riscos em busca de um mundo mais voltado para o futuro e mais bem administrado", concluiu Steiner.

O lançamento dos Princípios marca o início de uma iniciativa do setor de seguros apoiada pelas Nações Unidas que promoverá sua adoção e implementação no mundo todo.

Nikolaus von Bomhard, CEO da Munich Re, que atualmente preside o grupo de seguradoras da Iniciativa Financeira do PNUMA que conduziu a elaboração dos Princípios por diversas partes interessadas, explicou: "O setor de seguros desempenha um papel vital no desenvolvimento de nossa economia e nossa sociedade. Ao administrar e suportar riscos, nosso setor protege o bem-estar da sociedade e fomenta a inovação. Nosso setor dá a seus clientes a promessa de que cumpriremos nossas obrigações de curto e longo prazo assumidas nos contratos de seguro. Portanto, nosso setor tem o dever de agir de maneira responsável e voltada para o futuro. Os Princípios para Sustentabilidade em Seguros contribuirão de modo significativo para a sustentabilidade do setor de seguros e da sociedade como um todo".

"Agora é hora de colocar os Princípios em prática. Convido meus colegas do setor global de seguros para apoiar essa iniciativa histórica e dar vida aos Princípios por meio de seu compromisso", acrescentou.

Os Princípios surgiram de um processo global pioneiro, inclusivo e consultivo, envolvendo mais de 500 altos representantes do setor de seguros, governos, órgãos reguladores, organizações intergovernamentais e não governamentais, associações do setor, universidades e comunidade científica.

Com o apoio das principais seguradoras mundiais aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros, espera-se que sejam rápida e amplamente adotados pelo setor global de seguros.

Os Princípios para Sustentabilidade em Seguros baseiam-se nos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), que foram conceitualizados e apresentados pela Iniciativa Financeira do PNUMA e pelo Pacto Global da ONU para o setor de investimentos e lançados em 2006 pelo secretário-geral da ONU junto com alguns dos maiores investidores institucionais do mundo.

Até o momento, mais de mil investidores de 50 países, representando mais de US$ 30 trilhões em ativos administrados, adotaram os PRI e estão construindo mercados de capitais sustentáveis e uma economia verde implementando os PRI em todas as classes de ativos e regiões.


PRINCIPLES FOR SUSTAINABLE INSURANCE - PSI

http://www.unepfi.org/psi/wp-content/uploads/2012/06/PSI-document.pdf


PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGUROS - PSI

http://www.unepfi.org/psi/wp-content/uploads/2012/05/PSI-document_Portuguese.pdf


Fonte : Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

       http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/06/experiencias-da-sociedade-civil.html


****************************************************************************************************************************

                                                           UNISANTOS NA RIO +20




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário