Powered By Blogger

sábado, 2 de março de 2013

Guarda Patrimonial do Guarujá mescla reciclagem e atividade lúdica em unidade de educação


Imagem ilustrativa


O Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Albert Sabin, da Prefeitura de Guarujá, é presenteado há cinco anos com brinquedos e artesanatos, de material reciclado, confeccionados pelo guarda patrimonial Antonio César Batista dos Santos, que atua na unidade escolar.

São materiais criados com papéis, caixas de papelão e jornais, que compõem uma decoração alegre e infantil. Os trabalhos despertam a curiosidade das crianças e o que parece lixo, na realidade, vira uma criação útil e aproveitável para a brincadeira e aprendizagem lúdica.

O guarda afirma que as artes produzidas, principalmente brinquedos, são confeccionadas com muito carinho. “Tenho amor pelo meu trabalho e isso faz toda a diferença. E a maior recompensa pela minha dedicação é o sorriso de uma criança”. Ele acrescenta que ajuda o filho Nicolas, de seis anos, a produzir os próprios brinquedos. “Quando confecciono os brinquedos para as crianças da creche, deposito o mesmo amor de pai com que ajudo o meu filho”.

A diretora da unidade, Ivoneide de Araújo, confessa que se encantou com a produção do guarda. “Ele é um artista e merece muita valorização. Nós já recebemos visitas de vários pais, que se interessaram pela ação, por meio dos comentários que os filhos fazem em casa”

Segundo a orientadora de ensino, Vanessa Menezes dos Santos, as crianças ficam encantadas com o trabalho e costumam levar o material até o artista. “As festas temáticas que realizamos para pais, alunos e educadores têm um diferencial, com a decoração realizada pelo César”.

O sucesso do trabalho realizado na unidade infantil resultou em uma capacitação para as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). Nesta sexta-feira (1º), nos períodos da manhã e tarde, César dos Santos realizará uma aula prática, confeccionando com as educadoras, móbiles criativos para enfeitar as salas da creche.


AUTOR

Antonio César Batista dos Santos é morador de Vicente de Carvalho e possui dois empregos. Ele concilia o trabalho no Neim Albert Sabin e também no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Santos). A sua paixão pela arte e a preocupação com o meio ambiente o faz prestar serviços sustentáveis nos empregos e em casa.

Na sua infância, os pais de César não possuíam condições financeiras para presenteá-lo com brinquedos industrializados. Devido a este fato, ele começou a confeccionar os próprios brinquedos com os materiais que a mãe descartava. A paixão pela arte só veio crescendo durante os anos, buscando conscientizar as pessoas ao seu redor, a respeito da sustentabilidade.

O autor possui uma página no facebook apresentando a sua prática constante.

O endereço é : Arte Reciclável Cesar Santos

Em busca dessa constante ajuda e conscientização dos colegas de trabalho, César ganhou uma bolsa de Técnico em Meio Ambiente da instituição onde trabalha em Santos e já está cursando.


Fonte: Prefeitura Municipal de Guarujá.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

  http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2013/03/guarda-patrimonial-do-guaruja-mescla.html

                                                        ****************************************************************************************************************************

                                                  ORGULHO DE SER GRADUADO NA



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. ACESSE :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir