Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de março de 2012

AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA LANÇA UMA NOVA ÁRVORE DO CONHECIMENTO : CAATINGA !!!



                                                      Imagem meramente ilustrativa.


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  lançou a mais nova Árvore do Conhecimento (AC) da Agência de Informação Embrapa. A árvore temática trata de um bioma genuinamente brasileiro: a Caatinga.

Esse bioma, caracterizado pela biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água, fica localizado na região Nordeste, e ocupa uma área de mais de 800 mil km². O nome “Caatinga” é de origem tupi-guarani e significa “mata branca”, lembrando o aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem e ficam apenas os troncos brancos e brilhosos das árvores e arbustos.

A Árvore do Conhecimento Bioma Caatinga reúne informações sobre as principais características de solo, clima, flora, fauna, recursos hídricos, manejo e uso sustentável deste ecossistema, que ocupa 11% do território brasileiro e 70% da região Nordeste do País.

Para uma das editoras, a pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kiill, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), a árvore vem atender a várias demandas já percebidas pela Empresa, reunindo, em um só lugar, desde as informações mais básicas sobre o bioma Caatinga – que vão servir principalmente aos estudantes – até as mais detalhadas – que podem ser utilizadas por um público especializado, como técnicos e produtores.

Esta é a sexta Árvore do Conhecimento temática disponibilizada na Agência de Informação Embrapa: um sistema Web que agencia informações validadas pela pesquisa agropecuária; editadas em variados suportes multimídia, tais como vídeos, áudios de programas de rádio, publicações impressas em PDF; e com referências que podem ser consultadas na íntegra pelo usuário.


AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA

Implantada em 2005, a Agência de Informação Embrapa (AIE) é resultado de parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), e, para a disponibilização dos conteúdos técnico-científicos, conta com a participação de todas as demais Unidades de pesquisa da Embrapa e de instituições parceiras.

Atualmente, a AIE oferece aos usuários 25 Árvores do Conhecimento sobre as etapas das cadeias produtivas de produtos, de criações e sobre temas diversos, que podem ser acessadas em hipertexto ou por navegação em árvore hiperbólica, onde as informações disponíveis nos nós e subnós são apresentadas de forma hierarquizada.

Outras 14 Árvores do Conhecimento estão em edição pelas Unidades da Embrapa, o que ampliará o acesso livre à informação técnico-científica para produtores, acadêmicos, extensionistas e outros agentes das cadeias produtivas.

Para acessar a Agência de Informação Embrapa acesse : http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/ 

Fonte : Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


************************************************************************************************************************

                                               08.03 DIA INTERNACIONAL DA MULHER.



************************************************************************************************************************

                                                          UNISANTOS NA RIO +20




************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário