Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de março de 2012

COLETA DE LIXO A VÁCUO DE BARCELONA. EXEMPLO DE INTELIGÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL !!!



                                                        Foto dos coletores de lixo EVAC.


Ao invés de latas de lixo e caminhões coletores, os catalães resolveram utilizar o sistema Envac para retirar os resíduos sólidos das ruas. Um sistema de tubos que passam por até 5 metros da superfície até chegar à unidade coletora do lixo na periferia. Foi à maneira mais limpa que a prefeitura de Barcelona encontrou para coletar o lixo na cidade.

O processo já está sendo desenvolvido por 150 cidades europeias em 600 redes do sistema. Bocas de lixo são colocadas nas esquinas das ruas e também em prédios comerciais e residenciais para coletar o material.De hora em hora, depois que os resíduos são colocados nas bocas, o trajeto do lixo se inicia. Os tubos são succionados com uma velocidade superior a 70 km/h e chegam até a unidade coletora já separados.

Na unidade, o lixo entra diretamente num contêiner que irá, depois de cheio, para as usinas de triagem. Nas usinas o papel, plástico e as latas são reciclados e o lixo orgânico se torna combustível para geração de eletricidade.

Só em Barcelona, são 113 km de tubulações instalados e a previsão é de que 70% dos resíduos sólidos na cidade sejam retirados pela Envac nos próximos sete anos. Dessa forma, 160 caminhões de resíduos pararam de circular diariamente pela cidade.

Apesar das vantagens do sistema, que foi instalado pela primeira vez na própria Barcelona para os Jogos Olímpicos de 1992 e hoje atende a 324 mil moradores na capital da Catalunha, o custo elevado assusta os investidores.

Cerca de 156 milhões de euros foram gastos em Barcelona, e o custo para que o sistema de dutos atinja 18 mil famílias é de, em média, 50 milhões. Segundo o vice-presidente da Envac Iberia, Albert Mateu, o custo compensa porque não há obstrução no sistema.

Quatro turbinas de desentupimento estão prontas para serem acionadas se preciso. “No caso de entupimento, acionamos as turbinas. Com o ganho de poder de sucção, em 90% dos casos desobstruímos o cano.

Apesar de parecer inovador, o recolhimento subterrâneo de lixo a vácuo EVAC existe desde 1961, quando foi instalado para atender as necessidades de um hospital na cidade sueca de Sollefteá, província histórica de Ångermanland, no atual condado de Västernorrland.. Desde então, começou a ser aplicado em outras partes do país, mas só ganhou novos mercados na Europa a partir dos anos 90.

Para maiores informações sobre a empresa EVAC, acesse : http://www.envac.fr/

Para contactar a empresa acesse : http://www.envac.fr/contact_5 


VÍDEO DE REFERÊNCIA



CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM A REDE GLOBO DE TELEVISÃO.
PROGRAMA FANTÁSTICO.

Fonte : EVAC 

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


************************************************************************************************************************

                                                      UNISANTOS NA RIO +20




************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir