Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de março de 2012

NOVO LABORATÓRIO DE EMBALAGENS DE ALIMENTO DA EMBRAPA SERÁ INAUGURADO DIA 12 !!!



                                                       Imagem meramente ilustrativa.


O novo Laboratório de Embalagem de Alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) será inaugurado na segunda-feira (12). Na nova estrutura serão conduzidos estudos para desenvolver embalagens biodegradáveis, que em contato com o solo podem ser decompostas em semanas - diferente dos plásticos, cuja degradação na natureza pode levar mais de um século. Essas embalagens, além de ambientalmente corretas, podem ser comestíveis e ativas.

O laboratório de 350 metros quadrados abrigará pesquisas para desenvolver embalagens a partir de matérias-primas da biodiversidade brasileira, como cera de carnaúba, polpa de frutas tropicais e gomas, a exemplo da goma de cajueiro.

A Embrapa Agroindústria Tropical já atua no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis. Um exemplo são os filmes e revestimentos comestíveis obtidos a partir de polpa de frutas tropicais, como acerola, goiaba e manga. Quando aplicados sobre a superfície dos alimentos, estes filmes e revestimentos retardam a perda de água e as trocas gasosas entre o alimento e o ambiente, aumentando o tempo de vida do produto. 

Conforme a pesquisadora Henriette Azeredo, o desafio agora é melhorar o desempenho dos biomateriais para uso em embalagens de alimentos. Segundo ela, uma das formas é a adição de estruturas muito pequenas de reforço, como nanocelulose ou nanoargilas. Outra forma é combinar compostos com propriedades complementares, como o amido, que tem boa barreira ao oxigênio, ou a cera de carnaúba, que tem boa barreira ao vapor de água.

O centro de pesquisa também atua no desenvolvimento de embalagens que incorporam substâncias bioativas para promover a segurança dos alimentos. Um dos estudos, conduzido pela pesquisadora Socorro Bastos, visa ao desenvolvimento de embalagens com atividade antimicrobiana a partir da adição de óleos essenciais de plantas como o orégano, alecrim-pimenta e manjericão. “Estes compostos já apresentam ação antimicrobiana comprovada em laboratório e podem reduzir a adição de compostos químicos sintéticos”, afirma a pesquisadora.


EMBALAGENS INTELIGENTES

Outra linha de atuação do Laboratório de Embalagens de Alimentos visa à obtenção, no futuro, de embalagens inteligentes. Para isso, são realizados estudos com biossensores – dispositivos eletrônicos que utilizam moléculas biológicas para detecção de substâncias de interesse.

A pesquisadora Roselayne Ferro Furtado explica que já foram realizados estudos, na Embrapa Agroindústria Tropical, com a aplicação de biossensores na agroindústria. Um exemplo foi o uso na detecção de peróxido de hidrogênio no leite para averiguar a adulteração do produto. Outro estudo propiciou a detecção da enterotoxinas estafilocócicas (toxinas liberadas por um tipo de bactéria) em queijos.

Conforme a pesquisadora, o desafio do Laboratório de Embalagem de Alimentos é acoplar os biossensores às embalagens para torná-las inteligentes. “Essas embalagens poderão, por exemplo, informar ao consumidor se o produto está próprio para o consumo”, afirma a pesquisadora.

O Laboratório de Embalagens de Alimentos atuará, ainda, com encapsulamento de substâncias ativas para conservar os princípios ativos ou promover um sistema de liberação controlada nos alimentos.

Fonte : Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


************************************************************************************************************************

                                                             UNISANTOS NA RIO +20




************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário