Powered By Blogger

domingo, 18 de março de 2012

LEITOS BIOLÓGICOS É TEMA EM SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL NA AGROPECUÁRIA !!!



                               Imagem de uma máquina agrícola pulverizadora de grande porte.


A aplicação de defensivos por meio de pulverizadores é um dos momentos ‘críticos’ da produção agrícola. Além da regulagem e calibração do equipamento de aspersão, visando a uma correta aplicação, a adequação do local em que as máquinas são abastecidas dos produtos se coloca como um importante aspecto para se evitar contaminação ambiental, por resíduos de tais insumos. Originados na Suécia, os ‘leitos biológicos’ surgem como uma resposta nesse sentido.

Debate em torno de tal contexto, cada vez mais objeto de interesse da pesquisa internacional em agropecuária, estará em pauta no 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, que, organizado pela Embrapa Uva e Vinho, será nos dias 25 e 26 de abril, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, integrando a Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil).

Duas convidadas internacionais estarão presentes: as pesquisadoras Maria Cristina Diez Jerez, da Universidade de La Frontera, Chile, e María del Pilar Castillo, da Universidade de Uppsala, Suécia. A primeira palestrante falará, no dia 25, sobre Manejo dos pontos de abastecimento e seus resíduos; já no dia 26, às 13h30, María del Pilar falará sobre Gestão de resíduos em outros países.

Na semana seguinte – de 2 a 4 de maio –, as pesquisadoras estarão no Chile, onde, em Pucón, acontece o 1º Workshop Latinoamericano sobre Leitos Biológicos, evento do qual integram os comitês organizador e científico. “Ou seja, na programação em Bento Gonçalves, contaremos com figuras de projeção internacional em um tema cada vez mais na pauta da pesquisa em agropecuária no mundo todo”, observa o coordenador do 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, pesquisador Luciano Gebler, atuante na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria, RS. 

“Ao convidá-las para o evento, nos propusemos a trazer para cá uma discussão a respeito da qual o Brasil está em atraso em comparação aos demais países da América Latina – também atrasados, por sua vez, em relação ao mundo”, segue Luciano, também membro da comissão organizadora do evento no Chile.

O 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária é direcionado a técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes de áreas afins à atividade agropecuária, além de gestores públicos e fabricantes de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas. 


CONCEITO LEITOS BIOLÓGICOS

Os ‘leitos biológicos’ consistem em uma escavação no solo, a qual é impermeabilizada e preenchida com um biomescla composta por solo, turfa e resíduos lignocelulósicos (restos ou palha de cultivos). Inclui uma rampa de acesso para o estacionamento do pulverizador sobre uma cobertura de grama. O sistema reduz a concentração de pesticidas provocada pelo processo simultâneo de absorção dos componentes orgânicos e degradação dos componentes microbiológicos da biomescla.


LEIA MAIS SOBRE O 3º SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL NA AGROPECUÁRIA ;

http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/03/embrapa-uva-e-vinho-realizara-o-3.html


Fonte : Agronotícias.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


************************************************************************************************************************

                                                       UNISANTOS NA RIO +20




************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário