Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de março de 2012

COORDENADOR DA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA ÁGUA !!!



                                                        Imagem meramente ilustrativa.


O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Ações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Desde então, a data é lembrada, principalmente para alertar sobre a importância de preservar este importante bem natural. Para refletir sobre essa data, o engenheiro José Maurício La Fuente, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da UNISANTOS, e professor de química ambiental do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental falou sobre a importância da água e de sua preservação.


Como está a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos ?

Eu diria que ela está pior. Acho que o grande motivo é o desenvolvimento de diferentes regiões do mundo. Esse desenvolvimento traz impactos aos recursos hídricos. Se não tomarmos cuidado, teremos comprometimento da água existente no planeta, principalmente da água doce, que é a que os seres vivos fazem uso.


Como a população da Baixada Santista pode contribuir para esta preservação ? 

A Baixada Santista tem uma particularidade em relação a sua bacia hidrográfica. Não tem grandes rios que alimentem a região, são pequenos que nascem aqui e vão para o planalto. É a terceira região mais densamente povoada do Estado de São Paulo, depois da própria capital e da região metropolitana de Campinas. O governo tomou a iniciativa de evitar que o esgoto sanitário seja direcionado aos rios aqui existentes e lançados ao mar sem tratamento. Esse investimento que a Sabesp tem feito nos últimos anos está atendendo o objetivo de melhorar a qualidade das águas. Não só da água doce, mas também da qualidade das praias. O que caberia ao cidadão é não jogar lixo nos rios e canais de drenagem aqui, evitando assim também poluir o mar.


Como o Engenheiro Ambiental pode interferir no cuidado com as águas ?

Dentro do currículo do engenheiro ambiental, ele está capacitado e habilitado a gerenciar estações de tratamento de água e esgotos. Existindo o tipo de equipamento necessário no local, ele tem condições de tratar a água para que não comprometa o meio aquático. Existe uma estimativa de que para cada unidade monetária gasta com equipamentos de melhoria da qualidade da água se ganha cinco em saúde. Este é um tremendo de um investimento. A água doce não tratada é um grande veículo de doenças, principalmente que atacam as crianças.


O Programa Onda Limpa do governo do Estado tem contribuído para uma melhor conscientização ?

A grande meta do programa Onda Limpa é evitar que o esgoto seja jogado no mar ou nos rios da região. A gente imagina que o mar é algo infinito que podemos jogar tudo e qualquer coisa lá, mas não é bem assim. No momento em que usamos a disponibilidade que temos aqui do recurso do mar para jogar o esgoto, temos que lembrar que ele está muito próximo à Costa.


O quanto a poluição das águas pode prejudicar as pessoas ?

Água não tratada pode transmitir doenças que podem levar à morte. Inúmeras doenças que existem são de veiculação hídrica. Você acaba comprometendo seu organismo porque está tomando uma água não tratada. Então, existe uma relação direta entre o recurso hídrico e a saúde da população, onde os mais afetados são as crianças.


Entrevista publicada no site oficial da Universidade Católica de Santos (22.03.2012).

Créditos da entrevista a UNISANTOS.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


***********************************************************************************************************************

                                                            LEIA TAMBÉM

FIESP PROMOVE DEBATE INÉDITO EM COMEMORAÇÃO AO DIA 22 DE MARÇO. DIA MUNDIAL DA ÁGUA. ACESSE :

http://www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/03/fiesp-promove-debate-inedito-em.html


************************************************************************************************************************

                                                       UNISANTOS NA RIO +20




************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir